10 julho, 2011

NÃO EXIJA AMOR DE QUEM NÃO PODE DAR



O amor não é uma conquista, é um achado, é um presente... Não avaliamos os presentes: aceitamos, agradecemos e, se possível, retribuímos
Vejo que acompanha nossas postagens e, como inúmeros leitores, se identifica e, por vezes, busca respostas pessoais a partir de outros tantos exemplos. Nada de errado nisto, é certo. Mas devo confessar que fiquei incomodado quando disse que minhas palavras lhe fizeram "doer o coração". Seria eu um arauto das tristezas do amor, da desilusão, do conformismo com a frustração... um mero apazigüador de desencontros amorosos ?! Sempre pensei que não, mas me fez pensar e isto sempre nos estimula, nos leva adiante. E reforçou minha crença no amor que conheço e prego.

Vejo que você tem lutado para que sua história de amor dê certo, mas, invariavelmente, chega à mesma conclusão : de que seu amor de almas insiste em fugir. Ele sente-se atraído, vê que necessita de você, que seu caminho é ao seu lado, mas não consegue. Sente medo. Aproxima-se e afasta-se por conta desse medo. Vive um estado de confusão e certeza, pois o medo confunde e traz certezas, ao mesmo tempo. O medo é, antes de tudo, um estado de proteção pessoal, através do qual criamos uma capa que afasta de nós o que nos amedronta. Mas o que nos bota medo pode estar justamente dentro do coração. Por isto seu estado de tristeza. Um estado de quem não sabe o que quer ou que, mesmo sabendo, não tem coragem de decidir. Muitos outros homens já foram assim, até que se auto-determinam tentar o amor.

Mas, é claro, o amor que acredito e sempre acreditei. Um sentimento intenso e incomparável. Que quer o melhor e em que só o que importa é o outro. A ponto de desejar a felicidade dele (ou dela), mesmo que com outra pessoa. É um sentimento, ele próprio, apaixonante. Faz você adorar o que sente e tratar a vida e os relacionamentos com maturidade. Por isto, se posso opinar sobre sua história, não acredito que possamos "fazer algo" para despertar o sentimento no outro. Creio que este é puro e nasce com as pessoas, não se modifica, não acaba; assim como não pode ser produzido.

Daí você pode perguntar: "vou continuar amando e ele nunca vai me amar?".  Resposta : "Mais ou menos...". O que pode fazer a mudança é o tempo. Ele perceber quem é, te reconhecer e o teu sentimento. Por vezes as pessoas bloqueiam seus sentimentos. É uma fuga, uma maneira de se proteger...

Mas o sentimento é teu e somente teu. Não exija amor de quem não pode dar, pois isto não é amar. Não exija mais amor do que alguém pode te dar, porque isto também não é amor. Cada um ama como pode e quem seu coração escolheu. Não há limite e nem razão para este amor e, mesmo quando ele acaba, não merece julgamento. Se o amor existiu, ele merece perdão por ter acabado. Pois amor é como um pássaro que não pode ter as asas aparadas, sob pena de perder o brilho da liberdade e a beleza do vôo. O amor não é uma conquista, é um achado, é um presente... E, sob pena de deselegância, não avaliamos os presentes: aceitamos, agradecemos e, se possível, retribuímos.

O amor é um sentimento que não nos pertence. Por isto, não fique com a pessoa que ama se não reconhece o mesmo sentimento nela. Continue por perto. Goste de ajudar, se coloque à disposição, mas sem deixar a porta escancarada. Ele sabe que o ama e você não precisa ficar dizendo (repetindo) sempre. Deixe o tempo "falar mais alto". Se coloque no papel de "amiga" (de amiga que ama), mas amiga sincera. Daquelas que se pode contar para tudo, mas não fique no papel da pessoa que rasteja por amor. Sei, pelo que me disse, que não é o que está fazendo, mas ele parece imaturo em relação aos sentimentos, em relação ao que ele próprio sente.

Você tem amor para oferecer, mas ele talvez queira liberdade. Ou, pelo menos, pensa que quer. Deixe, então, as coisas acontecerem por conta própria. É uma maneira de se "perservar", sem condenar o que sente ao esquecimento. Verá que o amor permite isto. Permite desejar o melhor ao outro, fazer e esperar, com tranqüilidade. O AMOR , como disse, traz paz. Acho que o que você sente fará também isto por você. E se for só imaturidade, a hora dele identificar o que sente como amor também chegará. Não é um papo careta, mas um toque de quem reconhece este sentimento que você fala com tanta profundidade...

É que nem todos estão dispostos a ficar de quatro por uma pessoa. À mercê de alguém como se fosse demérito. Como se fosse perder a própria identidade... O tempo de cada um é diferente. Esta é uma verdade do amor. É o que me ocorre escrever neste momento, mas estou à disposição para "conversarmos" novamente. E espero, sinceramente, ter ajudado um pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;