10 julho, 2011

EM BUSCA DA PESSOA IDEAL E DA FRUSTRAÇÃO


Em muitas fases da vida montamos a imagem de alguém perfeito para vivermos o amor que idealizamos. A partir de nossas vivências com a família, com a vida lá fora, com o aglomerado de explosões e implosões, tristezas e alegrias, frustrações e realizações, as fantasias do "tipo ideal" sofrem variações, voltam atrás, ficam suspensas ou amadurecendo, porém dificilmente se anulam. As experiências vividas marcam fundo todas as nossas emoções, dirigindo mais a nossa vida do que todo esforço de inteligência, racionalidade e coerência. A partir disso podemos entender a dificuldade que uma pessoa tem de se fixar em alguém. Tudo que vivemos - os sentimentos de amor ou de rejeição constituem emoções que marcam em forma de medo, expectativa ou sonho e isso mostra que para muitas pessoas, continuar um relacionamento significa repetir ou aprofundar as marcas que ficaram.

Acontece com muita freqüência não estarmos preparados para o amor. Muitas vezes elas podem nos afastar da nossa verdadeira essência já que são construídas a partir de um descontentamento com o nosso próprio ser. Quando não gostamos o suficiente de nós mesmos costumamos fugir da possibilidade de um relacionamento saudável e nos envolvermos com pessoas complicadas. Também pode acontecer de dirigimos nossos sonhos para alguma coisa irreal, inatingível.

Muitas vezes a pessoa ideal é aquela que "mamãe aprova" "papai admira", os amigos elogiam, também podendo ser (por razões inconscientes) aquela que ninguém aceita e que achamos que só nós mudaríamos. Geralmente a busca por uma pessoa ideal implica na imperfeição dos nossos sentimentos, das nossas próprias dificuldades emocionais, nossos medos. Enfim, a pessoa ideal, imagem do sonho é a pessoa que permite que continuemos imaturos. Muitas vezes sonhamos com um amor que supere todos os obstáculos, que nunca nos acorde de um sonho romântico.

Alguém que busca uma pessoa ideal não está na realidade disponível para o amor. No amor maduro a pessoa não mistifica o outro. Existe um relacionamento de troca, de respeito à individualidade, e companheirismo. Buscar uma pessoa perfeita é busca uma grande frustração. E, quando se busca esse amor "perfeito" com a pessoa "ideal", vai-se perdendo a chance de viver o verdadeiro amor.

Edázima Aidar
Publicado no jornal Gazeta de Piracicaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;